O CORPITCHO

Cuca sã, corpitcho sano!

14 setembro 2006

Olhando Para a Escova de Dentes


Recentemente percebi que na comunidade do Corpitcho no Orkut ("Quero Meu Corpitcho de Volta") tem aumentado o número de adeptas anoréxicas, ou que cultuam a bulimia e anorexia. Não condeno os gostos ou o comportamento das participantes, desde que não prejudiquem outras, mas não deixo de questionar.

Resolvi clicar pelas páginas da net, pesquisando sobre grupos de meninas anoréxicas e não é que encontrei um monte! Não estou falando de grupos que tentam acabar com a anorexia, mas sim as que são adeptas convictas, gostam do que são! Tem gosto para tudo...

Na nova novela da Rede Globo, "Páginas da Vida", há uma personagem chamada Gisele (interpretada por Pérola Faria) que sofre de bulimia e, seria irônico se não fosse proposital, faz também o papel de filha de outra personagem, Anna, interpretada por Deborah Evelyn que sofreu de anorexia na vida real.

Na TV, mostram cenas da menina enfiando o cabo da escova de dente na garganta, simulando um vômito intensional (que eca!). Daí eu pensei: é isso!
Não acho que a Globo está fazendo apologia à Bulimia, pelo contrário, está mostrando que existe um problema crescente que antes ninguém dava muita bola. Só que a cabeça do adolescente pensa de forma invertida. Eles se permitem o que é proibido.
- Não se pode vomitar o almoço para não engordar?! É errado? Oba!! Então vamos fazer isso!!!
Ok, não chega a ser literalmente assim, mas subliminarmente á assim que as adolescentes entendem e resolvem experimentar.

Lembro de uma colega go ginásio que só falava sobre o corpo, como emagrecer aqui e ali, novas dietas doidas, como só comer gelatina o dia todo e confesso que aquilo me deixava meio bitolada. Lembro que ela reparava em todas as pessoas e seus comentários sempre eram do tipo: "fulana é gordinha", "cicrano emagreceu". Perdi o contato com essa amiga e anos depois, no fim da faculdade, nos falamos novamente pelo telefone e não é que a menina veio novamente falar sobre o corpo: -" ...e aí Aline, como é que você está? Tá gordinha ou tá magrinha?" PUTZ!? "- Estou gostosa e resolvida e você, parou no tempo?!". Não, não respondi isso, fui pudica...mas me arrependo, deveria ter rasgado o verbo. Enfim perdi o contatro novamente com essa colega e espero que para sempre!

Por que as adolescentes sofrem tanto com o corpo? De onde vem essa necessidade de estar super magra, se mesmo as nossas modelos de beleza passam distantes da Kate Moss? Acho que é porque quando chegamos na adolescência a mudança no nosso corpo é muito grande, tão grande que passamos a reparar mais nisso, nos observamos mais, sem enteder bulufas. Temos mais autonomia e mais independência e um suposto controle sobre as coisas, ou pelo menos sobre nossas vidas. Achamos que sabemos o que é melhor para nós. É um engano coletivo.

Olhando para a escova de dentes, pensei: tem gente que faz desse intrumento uma arma contra si mesmo! Tem cada uma!...

Foto "family brushes" de Chloe Clay.

1 Comments:

  • At 12:21 PM, Blogger Fred Neumann said…

    Esse povo não sabe o que está perdendo.
    Um bom restaurante japonês, sushis e sahimis, uma pizza boa,um sanduíche do Peninha, hummm...
    Depois malha 1 hora e pronto, resolvido.

    Do seu leitor número 1,

    Fred

     

Postar um comentário

<< Home