O CORPITCHO

Cuca sã, corpitcho sano!

05 outubro 2006

Botando os Bofes Pra Fora


Corpo mole cansado e dolorido. Não sei se é gripe, faringite, laringite, bronquite, sei lá que 'ite', só sei que comecei a tossir. Sabe aquelas crises de tosse que surgem num momento inoportuno. Você tenta segurar, sente que a vontade de tossir vem lhe subindo o peito, fazendo cócegas no pescoço, subindo pela garganta, os olhos chegam a lacrimejar. Decide então dar uma tossidinha seca, abafada, com a boca meio fechada, ainda tentando conter o inevitável. Tosse mais um pouco, segura o outro resto, mas não dá, a crise explode mesmo. Por mais que se tussa, parece que não tem fim. Tosse com mais força para ver se sai de vez aquilo que está engasga, respira fundo e lá vem mais. Quem está perto olha assustado ou incomodado, se afasta um pouquinho ou tenta inutilmente acudir. Bate nas costas, levanta seus braços, oferece água, chama São Brás. Não adianta, é a crise. Já ficando sem fôlego, lágrimas escorrendo, rosto vermelho e coração disparado. De repente, para alívio de todos a crise dá um tempo e a gente reza para que ela não volte.
Essa semana me peguei em crise algumas vezes e pensando na circunstância hilariante em que me encontrava, ria tossindo, tornando tudo ainda mais aflitivo e incontrolável. Patética condição humana.

Fiz até numa lista de situações péssimas para se ter uma crise de tosse, e fique sabendo, se você estiver com tosse, com certeza terá (ou já teve) uma crise na hora errada:
- quando se está no meio de uma prova, naquele silêncio concentrado da sala de aula;
- quando se está contando uma história interessantíssima;
- durante o atendimento a um cliente importante;
- no meio da piada;
- no cinema ou teatro;
- no velório;
- brincando de esconde-esconde;
- numa audiência;
- na igreja;
- na hora de dar um amasso em quem se gosta;
- no dentista;
- no ginecologista/urologista;
- no meio de um discurso;
- na apresentação de um trabalho;
- se fingndo de morto (ué, pode acontecer).


Imagem retirada do site: www.stop-tabac.ch/it/brochure/women.html
Obs.: Eu não fumo.